Violão para iniciantes: Aprenda a tocar de um jeito fácil e descomplicado!

Aprender a tocar instrumentos como o violão para iniciantes pode acabar se tornando uma tarefa muito difícil, e por isso muitas pessoas costumam desistir logo nas primeiras aulas. Mas se você for persistente e tiver foco com certeza vai aprender a tocar qualquer coisa, inclusive o violão.

Geralmente essa dificuldade encontrada por muitos praticantes logo no início, quando estão aprendendo a tocar uma música com o violão, se deve ao fato deles acharem que não estão obtendo progresso no aprendizado em função da pressa em querer chegar logo no nível máximo.

Mas para quem entende de fato do assunto deve compreender que o violão para iniciantes deve ser uma atividade de aprendizado lento e gradual, onde você deve iniciar primeiramente se familiarizando com alguns termos dessa área.

Você sabe o que são cordas? Partituras? Musica cifrada ou cifra? Então se estes termos ainda são desconhecidos para você, então é porque ainda não está pronto para evoluir e precisa adquirir inicialmente todo esse conhecimento para somente então partir para as etapas seguintes na hora de aprender instrumentos como o violão. Veja o vídeo do curso Fórmula de Violão, onde ele ensina todas as etapas para se tornar um craque no violão.


saber mais sobre o curso

Violão para iniciantes: Por onde começar?

Antes mesmo de começar a aprender tocar música, você deve aprender alguns conceitos iniciais para não ficar por fora quando alguém começar a falar em termos como música cifrada ou cifras, cordas, partituras, enfim termos técnicos que precisam ser conhecidos nessa fase.

Conhecer as partes de um violão é fundamental para quem deseja aprender tocar música com esse instrumento. Veja a seguir as principais partes que compõem um violão.

aprender tocar violão

  • Braço: Corresponde a parte mais longa do violão. Nela estão presente os trastes, que são os segmentos metálicos que dividem o braço do violão em casas musicais diferentes.
  • Tarraxas: Essa parte é utilizada como uma espécie de afinador do violão, pois é nela onde o musico ou cantor afrouxa ou aperta as cordas no intuito de modificar o tom de cada corda.
  • Corpo: Depois da parte que atua como afinador do violão, o musico ou cantor deve estar atento ao corpo do violão, pois é nessa parte onde o som do instrumento é projetado, proporcionando um balanço mais grave ou mais agudo das notas musicais.

Após ter se familiarizado com as partes do violão, agora você deve saber algo também não menos importante para quem deseja aprender instrumentos como o violão, que é segurar corretamente esse instrumento. Essa é uma informação básica porem fundamental para o aprendizado de violão para iniciantes.

Para apoiar adequadamente o violão sobre o seu corpo você deve se sentar de forma ereta na cadeira e em seguida apoiar o corpo do violão sobre a sua perna direita ou esquerda se você for canhoto.

É importante que o corpo do violão fique bem encaixado a sua perna para poder lhe dar maior segurança na hora que estiver tocando.

Em seguida procure repousar o braço direito sobre a maior dobra do corpo do violão, para que o seu antebraço tenha uma flexibilidade maior para se movimentar e assim você consiga explorar com mais facilidade as cordas desse instrumento.

Vale ressaltar que o violão deve ficar em uma posição reta e não deitado.

A sua mão esquerda deve ficar encaixada no braço do violão e será ela a responsável por explorar as cordas do violão estabelecendo os tons que serão emitidos desse instrumento musical.

Outra parte importante e que você deve aprender é como afinar o seu violão. Entretanto, como essa prática é um pouco difícil e requer mais tempo para ser aprendida, você deve deixa-la para etapas posteriores, para quando já estiver mais familiarizado com esse instrumento.

 

Como aprender tocar violão

 

Aprender a tocar violão para iniciantes não se remete somente a saber segurar o instrumento corretamente, mas também é importante conhecer as notas musicais, pois serão elas que vão dar vida aos sons que serão emitidos do seu violão.

Quando você for comprar o seu violão, procure optar pelo instrumento que apresenta cordas de nylon, pois elas são mais confortáveis para o aprendizado de violão para iniciantes.

Geralmente o violão apresenta um total de 6 cordas, e cada uma delas emite um som diferente. Esse som é chamado de nota musical.

As notas musicais emitidas pelo violão podem ser representadas em diagramas, onde elas são descritas sob a forma de letras como pode ver abaixo:

C= Dó           D= Ré            E= Mi           F= Fá           G= Sol               A= Lá                B= Si

acorder de violão

A representação das notas musicais em diagramas torna mais fácil o seu entendimento no que se refere ao aprendizado de violão para iniciantes. Mas as notas também podem ser representadas sob a forma de partitura.

Nesse caso, não há o envolvimento de letras, mas de vários símbolos, onde cada um deles apresenta nome próprio. Por ser uma forma mais complexa de compreensão das notas músicas, o ideal é que o diagrama seja a forma utilizada pelos iniciantes para aprender tocar violão. Se você quer aprender tocar violão no conforto da sua casa e em um curto período, conheço o curso Fórmula Violão, clicando no link abaixo.

 >>>Conheça o Curso Fórmula Violão<<<

Aula de violão para iniciantes

Seja um sertanejo ou qualquer outro tipo de música, quando você estiver aprendendo tocar violão deve focar no entendimento das notas, pois elas é que vão ditar o seu ritmo.

Como falado anteriormente o diagrama é a melhor forma de representação das notas no aprendizado de violão para iniciantes e através dele será ensinado o posicionamento dos dedos em cada corda do instrumento em questão.

No diagrama os dedos são representados por números, sendo que o dedo “1” se refere ao indicador da mão esquerda; o “2” representa o dedo médio; o “3” é o anelar e o número “4” representa o dedo mindinho.

As bolas pretas que estão presentes no diagrama indicadas nas cifras, significam a posição onde você deve pressionar, e em seu interior está o numero equivalente, ou seja, o dedo que você deve usar para pressionar a corda.

Os “x” representados na foto abaixo mostram exatamente a corda que você não deve tocar.

violão para iniciantes

 

Como pode notar, não existe complicação em aprender tocar violão quando se tem essas noções básicas iniciais de como tocar esse tipo de instrumento.

Mas fora esses conhecimentos iniciais, alguns outros pontos também são importantes quando você está aprendendo violão para iniciantes.

Veja a seguir algumas dicas importantes que podem ajudar consideravelmente no seu aprendizado de violão para iniciantes.

 

Aprendendo tocar violão: Dicas importantes

  1. Tenha força de vontade

Ter força de vontade é essencial para quem deseja aprender tocar violão ou qualquer outro tipo de instrumento musical, pois de nada vai adiantar você querer aprender se não demonstrar força de vontade e empenho para fazer isso.

Seja sozinho ou mesmo com o auxílio de um professor, você deve se mostrar focado naquilo que deseja para somente então obter o resultado esperado. É assim na vida e também na hora de aprender a tocar violão

  1. Utilize seu tempo com sabedoria

Praticar violão não vai levar você a perfeição, mas pode torna-lo uma pessoa persistente.

É importante que você dedique um tempo do seu dia para treinar com o violão e utilize esse tempo com sabedoria, aproveitando e fazendo valer cada novo aprendizado, para que dessa forma você se sinta motivado e capaz de aprender cada vez mais coisas novas.

Procure definir metas e atue em cima delas para alcança-las, pois a medida que você consegue bater essas metas, consequentemente o seu desenvolvimento técnico será aprimorado e dessa forma você aprende muito mais em menos tempo

  1. Procure ouvir músicas variadas

Quando você escuta músicas variadas, mais estímulos sonoros você recebe e consequentemente as chances de se tornar um bom violinista também aumentam.

Procure ouvir as músicas dos seus artistas ou bandas preferidas e observe a forma como eles tocam e quais as técnicas que eles fazem que você gostaria de aprender. Fazendo isso você se sentirá motivado a tocar com mais frequência, reforçando assim o seu aprendizado.

 

Ensinar também é aprender tocar violão

aprendendo tocar violão

Para quem acha que professor de instrumentos musicais sabe de tudo com perfeição está enganado. Em cada novo ensinamento eles aprendem coisas novas e nessa área a sabedoria é fruto de um aprendizado continuo.

Por isso, sempre que possível procure ensinar alguém que deseja aprender tocar violão, pois dessa forma você terá a chance de transmitir o que aprendeu para outra pessoa e assim estará não só colocando em prática os seus conhecimentos como também passará a grava-los da melhor forma possível.

Procure sair da sua zona de conforto e vá em busca de novos conhecimentos, pois o aprendizado sempre deve ser aprimorado, seja você um expert ou não no assunto.

Além disso é primordial que você acredite na sua capacidade e procure sempre buscar as suas fraquezas para tentar sana-las da melhor forma possível, afinal de contas você se conhecer melhor do que ninguém e sabe em quais pontos deve melhorar para aprender tocar violão com perfeição.

Portanto o aprendizado de violão para iniciantes é algo difícil porem viável desde que você saiba começar da forma correta e seguindo as dicas dadas acima, sem dúvida alguma alcançará o seu objetivo bem mais rápido do que imagina!

Conheça também o curso que irá mudar sua forma de aprendizagem, você vai aprender do básico ao avançado para conseguir definitivamente dominar o violão, clique em “quero saber mais” e descubra tudo o que o curso Fórmula Violão tem para oferecer.

aula de violão